Coleta de Resíduos Plásticos

coleta-de-residuos-plasticos

Quando falamos de questão ambiental, automaticamente estamos tratando de muitos outros assuntos agregados, como por exemplo sustentabilidade, reciclagem, coleta de materiais (coleta de resíduos plásticos, metais, papelão, etc), redução de poluição (seja de ar, solo, água, etc), conscientização quanto ao uso de recursos naturais, dentre diversos temas que estão em discussão nos dias de hoje.

Dentro desse contexto, atividades de preservação e sustentabilidade como a coleta de resíduos plásticos encaixam-se num aspecto de responsabilidade ambiental que os cidadãos devem assumir, dessa forma estarão cumprindo seu dever quanto à preservação do meio ambiente e dos recursos que ele nos oferece.

Importância da Coleta de Resíduos Plásticos

Por ser um material altamente resistente e de difícil decomposição, o plástico é uma das maiores preocupações atuais quanto à preservação ambiental e à minimização da poluição. Entretanto, por ser um material de grande versatilidade e fácil manuseio, pode ser transformado em diversos outros materiais. Por esse motivo, a coleta de resíduos plásticos e a reciclagem dos mesmos ganha uma enorme importância e relevância.

Processo de Coleta de Resíduos Plasticos e a Reciclagem

coleta de resíduos plásticos é um procedimento simples que pode ser realizado em qualquer ambiente que utiliza esse material. A exemplo, estão as lixeiras de reciclagem específicas para o descarte desses resíduos. Sendo assim, a contribuição dos cidadãos quanto ao descarte correto auxilia enormemente no processo da coleta, vantajando economicamente e, claro ambientalmente.

Após isso, uma empresa pode ser contratada, de forma pública ou privada, para que recolha esse lixo coletado. Por fim, o resíduo é encaminhado a um espaço adequado para seu descarte e poderá passar pelo processo de reciclagem.

Após a coleta de resíduos plásticos e a sua correta separação, processo de reciclagem pode seguir três caminhos:

Processo Mecânico: o plástico separado é triturado e granulado, então é direcionado à processos de conformação à calor. Neste processo o plástico se transformará em peças, mangueiras, embalagens não-alimentícias e diversos outros materiais.

Processo Químico: o plástico separado é direcionado a usinas especiais de tratamento e então processos complexos alterarão a estrutura da cadeia carbônica do material. O composto obtido pode ser convertido em derivado de petróleo bruto, dando a ele a possibilidade de gerar quase qualquer material polímero. Existem diversas tecnologias de reciclagem química, inclusive uma que pode transformar resíduos plásticos em gasolina.

Processo Energético: o plástico será direcionado à usinas de incineração, nas quais passará por um processo de queima controlada. A energia gerada poderá ser usada na forma térmica ou então pode ser convertida em energia elétrica (que é a aplicação mais comum).

A Maip Ambiental assume o compromisso de uma coleta de resíduos plásticos responsável e altamente eficiente, tendo em vista a preocupação ambiental.

Compartilhar: