Valorização de Resíduos Industriais

Valorização de Resíduos Industriais

Quando colocamos a questão ambiental em pauta, automaticamente estamos tratando de muitos outros assuntos agregados, a exemplo da sustentabilidade, reciclagem, coleta de materiais, redução de poluição (seja de ar, solo, água, etc), conscientização quanto ao uso de recursos naturais, dentre diversos temas que estão em discussão nos dias de hoje.

Dentro desse contexto, atividades como a valorização de resíduos industriais encaixam-se num aspecto de responsabilidade ambiental que os cidadãos devem assumir, dessa forma estarão cumprindo seu dever quanto à preservação do meio ambiente e dos recursos que ele nos oferece.

Valorização de Resíduos Industriais é com a Maip Ambiental

Como nossa principal visão, aqui na Maip Ambiental temos como objetivo tornar-mos líder nacional em serviços ambientais no que tange a valorização de resíduos ao desenvolver soluções e aplicações inovadoras com ferramentas estratégicas para o crescimento da sustentabilidade.

Tendo todos esses fatores em vista e assumindo um papel de responsabilidade com o meio ambiente, a Maip Ambiental se compromente em oferecer soluções inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Tomamos como nossos valores os seguintes tópicos:

  • Compromisso com a sociedade;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • Competitividade;
  • Comportamento ético;
  • Responsabilidade ambiental.

O Sistema de Valorização de Resíduos Industriais

valorização de resíduos industriais, tem como principal objetivo o de reutilizar os resíduos que de outra forma teriam como destino aterros sanitários. A crescente procura de matérias primas juntamente com o fato do aumento exponencial de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) tende a trazer um novo impulso à questão de valorização de resíduos industriais, diminuindo assim o recurso aos aterros sanitários.

Critérios Para Valorização de Resíduos Industriais

Para uma valorização de resíduos industriais adequada, alguns critérios são aplicados. Entre eles, estão: classificação, potencialidade, quantidade, viabilidade e aplicabilidade.

  • Classificação: o resíduo é classificado de acordo com a sua periculosidade. Esses resíduos podem ser classificados tanto como perigosos e não perigosos. Subclassificados dentro dos não perigosos, há ainda os inertes e não inertes. Para a valorização, a preferência é por utilizar resíduos não perigosos e inertes.
  • Potencialidade: a potencialidade está relacionada às características do material, como o potencial de seus componentes, e se eles possuem ou não um valor agregado.
  • Quantidade: a quantidade disponível é um critério extremamente importante e essencial para a valorização de resíduos industriais, uma vez que é necessário tê-lo em abundância, homogeneidade e disponibilidade contínua para ter viabilidade econômica.
  • Viabilidade: nesse caso, diversos fatores são avaliados, como condições de mercado, custos, logística, prejuízos ambientais da valorização e da não valorização, questões legislativas.
  • Aplicabilidade: nesse cenário, é possível definir aplicação para o resíduo, pois a aplicabilidade confere o valor a tal material

Compartilhar: